terça-feira, 14 de julho de 2009

Como melhorar o som do seu computador

Pouco adianta uma enorme biblioteca de MP3 no HD se a qualidade do som ouvido no computador não satisfaz. Para obter boa qualidade de áudio o primeiro passo é jogar fora as caixinhas de som multimídia. Sem dó. O som delas é sem fidelidade alguma, são estridentes e não têm volume. Um rádio qualquer tipo mini system (CD Player portátil) costuma ter 2Watts RMS de potência, o que já é pouco, as caixas de computador convencionais possuem 0,5W RMS, terríveis, portanto, lixo.

De acordo com a necessidade, o próximo passo é escolher entre fones de ouvido ou som ambiente. O fone costuma ser melhor, permite a percepção de detalhes no áudio. Prefira sempre os fones grandes, do tipo headphone. Quanto mais ele envolver sua orelha, melhor! Assim o som externo não atrapalha na audição e a riqueza de frequências é maior. Marcas boas são: Sennheiser, Philips e Sony. Há outras marcas de qualidade, se possível experimente, caso contrário, não arrisque.

Para gastar pouco procure o centro comercial de eletrônicos de sua cidade, como a Sta. Ifigênia em São Paulo. Pela internet use o Mercado Livre - preste atenção na qualificação dos usuários para não levar golpes.

Se o desejo for por um bom som ambiente preste atenção na potência do equipamento. Lembre-se que WATTS se medem em RMS, quanto maior o número mais qualidade e volume. WATTS em PMPO é uma armadilha da indústria, não há padrão para esta unidade.

Em cômodos pequenos e não muito barulhentos potência acima de 3W costuma resolver. Qualquer aparelho que possuir entrada de áudio serve. Alguns mais modernos e caros têm conexão USB que é legal, mas não imprescindível. Entradas do tipo P2, P10 ou RCA são as mais comuns e podem ser utilizadas. Conheça cada tipo abaixo:


P2. O plug comum de fone de ouvido. É a conexão padrão de quase todas as placas de som. Deve ser estéreo, para verificar, conte as marquinhas pretas no pino que deve conter duas como na imagem acima.


P10. Similar ao P2 só que maior. Também deve ser estéreo verificável pelas duas marcas pretas do metal.


RCA. Duas conexões similares às do aparelho de DVD. São dois pino, um para o som do lado direito e outro do esquerdo. Os aparelhos de vídeo possuem geralmente três plugs pois um é para o sinal de imagem. As cores são figurativas, por convenção o branco e o vermelho são de áudio e o amarelo de imagem.

Para conectar o aparelho de som ao computador será necessário um cabo em que uma das extremidades seja do tipo P2, que será ligado ao computador, e a outra ponta deve ser de acordo com o padrão do seu dispositivo de áudio. Estes cabos podem ser encontrados em lojas de áudio, comércio de componentes eletrônicos e até supermercados. Veja os tipos de cabo abaixo:

p2 x RCA


p2 x p10

p2 x p2

Marcadores:

3 Comentários:

Blogger BodyCount disse...

Aqui no meu quarto eu tenho ligado o pc no Home Theater, com uma ligação P2xRCA. 450 rms em 5.1....

Quando eu quero mais potência, ligo os amps de guitarra juntos...

Eu curto som limpo e bom!!

Abraços!

14 de julho de 2009 17:33  
Anonymous Anônimo disse...

Que post de otário!!!

14 de julho de 2009 19:02  
Anonymous Anônimo disse...

Como soldar direito um plug p2 estéreo usando fio paralelo (4 vias)? A parte de dentro de cada par é fácil de ligar nas pontas mas e as malhas? Como ficam? As pontas intenas que são encapadas passam nos furinhos do plug mas a malhas não passam totalmente... aparentemente é preciso escolher qual dois fios a malha vai passar no furo do plug mas e a outra? Devo amarrar junto e largar solda por cima? Quero saber como fazer isso direito, para não ficar uma solda de má qualidade que possa comprometer o som ou o equipamento. Obrigado!

29 de julho de 2009 18:03  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial